COMO TER HÁBITOS MAIS SAUDÁVEIS?

Escrito por: Paula Roosch

“Não consigo controlar o meu impulso de comer doces!” ou “Não consigo praticar exercícios na frequência que eu gostaria” ou “Todo dia quero me planejar para dormir mais cedo, mas perco a noção do tempo na Internet ou na TV” ou “Queria ter mais tempo para conversar com quem eu amo, mas falta tempo” ou “Eu sinto culpa quando não estou fazendo nada, porque preciso ser sempre produtiv@”. Você se identifica com algumas dessas frases? Será que tem jeito de mudar esses hábitos ao invés de acumular resoluções de ano novo frustradas?


Desde o momento que você acorda até a hora de dormir, você se ocupa com várias tarefas, mesmo que muitas delas sejam feitas de forma automática, sem que você se dê conta delas. Para economizar energia, o nosso cérebro tem um mecanismo inteligente para concluirmos as mais variadas atividades do nosso dia, com cada vez mais rapidez: ele desenvolve hábitos.

A nossa rotina muda ao longo da vida, conforme nossos interesses, responsabilidades, hobbies, compromissos… os nossos hábitos formam a nossa rotina e consequentemente o nosso estado racional e emocional. Portanto, não somos só o que comemos ou a soma das pessoas com quem falamos. Somos isso também e tudo mais que escolhermos fazer, pensar e sentir – então, bom, se não escolhermos nossos hábitos de forma consciente, eles vão nos escolher de forma inconsciente.


Será que temos escolhidos hábitos saudáveis para o corpo e para a mente?

Você sente ansiedade com frequência e intensidade? Bom, o Brasil liderou o ranking de transtornos de ansiedade na pesquisa feita pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2018: 9,3% da população tem algum transtorno de ansiedade e 5,8% sofre com a depressão. Uau, infelizmente é muita gente sofrendo! 🙁

E quando a gente pensa nas causas dos transtornos de saúde mental, não dá para desassociar a ansiedade do estilo de vida que escolhemos, né? Um dos grandes fatores de ansiedade dessa era tecnológica é o processamento das informações que temos acesso durante o dia. É verdade que a tecnologia aumentou consideravelmente as possibilidades de interações a conteúdos, notícias, pessoas, eventos… podemos nos conectar a qualquer hora, a qualquer lugar do mundo. Qual é a qualidade dessas informações que você escolhe ver? Quanto tempo do seu dia você passa nesse mundo virtual?

Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2018.

Para encontrar o equilíbrio nesse mundo em que somos tão bombardeados com informações, é essencial que a gente tenha hábitos saudáveis para o corpo e também para a mente. Pessoas que conseguem realizar hábitos saudáveis têm uma expectativa de vida de até dez anos maior em comparação àqueles que não seguem uma rotina equilibrada, sem desenvolverem doenças crônicas (dados do British Medical Journal).

Por exemplo, se você esquecer de reservar um tempo para conversar com amigos e família, você pode ficar com a sensação constante de se sentir sozinho. E o sentimento de solidão é tão prejudicial para a saúde quanto o tabagismo, podendo aumentar em até 14% o risco de uma morte precoce (estudo feito pela faculdade de Psicologia da Universidade de Chicago).

Já o hábito de reclamar te deixa de mau humor e reduz o funcionamento do seu sistema imunológico… por outro lado, você pode fortalecer sua imunidade e seu otimismo trocando uma reclamação por um motivo para agradecer! 

#ficaadica

Inspirações para você repaginar seus hábitos!

A nossa equipe separou alguns hábitos para te motivar a repensar os seus. Ah, não menospreze o poder dos pequenos hábitos, hein? O impacto de um hábito depende mais da sua consistência e intenção do que de uma ação isolada, ainda que pareça grandiosa.

Não poderíamos deixar de incluir algumas dicas de hábitos empáticos para você adotar. Sim, não esqueça de incluir na sua rotina hábitos de conexão, para as pessoas queridas e para as pessoas que cruzam os seus caminhos. Quanto mais tempo você se dedicar a olhar para as necessidades e sentimentos do outro, mais completo você se sentirá e menos ansioso com seus próprios pensamentos! Esses nós deixamos até em vermelho, para você não esquecer:


Dica valiosa para você aumentar as chances de incluir um hábito na sua rotina!

Sabia que 64% das pessoas que escrevem seus hábitos conseguem realizá-los? Escrever nos ajuda a organizar e a focar naquilo que realmente queremos fazer. Colocar as suas metas no papel te ajuda a formalizar um compromisso consigo mesmo, além de reduzir a ansiedade da sua mente tentando dar conta de todos os lembretes e tarefas que pipocam ao longo do dia (ainda não inventaram um sistema anti-spam para os nossos pensamentos…).

Existem muitos aplicativos e ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa. O Mídiamor quer te ajudar a realizar seus hábitos através do KIT DE PLANNERS MÍDIAMOR, disponível aqui no site.

Kit disponível na nossa lojinha!

Os nossos kits mensal e bimestral inclui um Planner para você organizar sua semana, outro para você organizar o seu dia e ainda um Diário da Gratidão! Fizemos com muito carinho e com lembretes para você ter uma rotina com mais propósito e significado.

Não importa a ferramenta que você escolha: espero que você consiga desenvolver hábitos mais saudáveis por aí. Por aqui, seguimos criando ferramentas e conteúdos para reduzir sua ansiedade e ampliar seu potencial empático!

Deixe uma resposta