A RODA DA SUA VIDA

Escrito por: Paula Roosch

Uma ferramenta simples, versátil e muito útil para nos ajudar a compreender melhor a nossa vida e em quais pontos podemos melhorar. Com vocês, a incrível, fantástica e única…Roda da Vida!


Você consegue dizer com clareza qual é o status da sua vida nesse momento? Já parou pra analisar a sua vida sob diferentes ângulos? Seus pilares estão sólidos ou será que tem alguma coisa que não tá muito firme e está balançando todo o resto?

A roda da vida (Life Wheel)  te ajuda na compreensão de cada aspecto da sua vida, clareando onde deve estar seu foco para alcançar o seu equilíbrio ideal no todo! O mecanismo é simples: a roda é dividida em quatro quadrantes: (1) Pessoal; (2) Profissional; (3) Relacionamentos; e (4) Qualidade de Vida. Cada uma destas esferas da vida contemplam, de forma mais detalhada, três outras categorias, permitindo uma avaliação completa e sistêmica. Claro, existem outras divisões de quadrantes e perspectivas. Deixamos um dos modelos que gostamos disponível aqui (é só clicar na imagem abaixo!).

COMO PREENCHER A RODA?

Para cada dimensão e categoria analisada, você deve atribuir uma nota de 1 a 10. Tente ser o mais verdadeiro possível, considerando que o critério para definição da nota é seu, de acordo em como você se sente hoje a respeito de cada uma das categorias (lazer, saúde e bem-estar, finanças, intelectual, etc.). Compare como você gostaria de se sentir em um futuro próximo, aplicando algumas mudanças de rotina na sua vida.

Por exemplo, você deseja ter um estilo de vida mais saudável, cuidar melhor da sua alimentação e praticar mais exercícios físicos. Mesmo assim, você já se alimenta razoavelmente bem, sente-se dispost@, não tem problemas de saúde e vai frequentemente ao médico. Você pode pensar em atribuir uma nota 7, por exemplo, dando espaço para a melhoria que você deseja alcançar para chegar ao nível de satisfação 10 para você (como incluir algum esporte na sua rotina, comer alimentos mais saudáveis, etc.). Ao definir a nota, faça uma marcação com um ponto na categoria analisada.


COMO INTERPRETAR A RODA?

O objetivo é comparar um conjunto de valores simultaneamente através de uma representação gráfica. Você pode até ligar os pontos e observar o formato do desenho, avaliando as áreas críticas (nota baixa) e as áreas mais positivas (notas altas).

Você pode usar estes resultados para fazer um plano de ação para os próximos dias, semanas e meses, definindo um planejamento estratégico pessoal. As áreas com pontuação mais baixa, provavelmente, são aquelas que serão priorizadas. Não deixe de manter os bons hábitos responsáveis pelas notas mais altas da sua roda.

Deixamos um vídeo do @escolamidiamor onde a Paula explica melhor como preencher e analisá-la.

A Roda da Vida foi parte de um dos Desafios da nossa Jornada Mídiamor 🙂

PERGUNTAS PODEROSAS

Avaliar cada quadrante individualmente e refletir sobre o todo:

– Será que a baixa avaliação de alguma área está afetando em outras?

– Será que o bom desempenho de uma outra área está ajudando a melhorar seu desempenho em outros aspectos da sua vida?

Qual dessas áreas precisa de maior foco para melhorar? Você precisa de ajuda?

– Em quanto tempo espera ter melhores resultados e mais satisfação nessa área?

– Que estratégias você pode tomar a partir de agora para aumentar seu nível de satisfação de forma geral?

– Como manterá e monitorará suas ações? O que você precisa para colocar em prática?

Espero que você faça sua roda da vida girar da melhor forma possível! 🙂

Deixe uma resposta