Segunda Fase da Jornada Mídiamor

Um monte de dicas e ferramentas para você iniciar o seu processo de cura. Preparad@ para lidar melhor com seus medos, sua bagunça interna e externa e até com seus hábitos? Calma… a gente te ajuda 🙂

DESAFIO 10: Mapa dos seus medos

Seja bem-vinda, Fase 2! ✌🏼

Nosso desafio #10 é um exercício necessário a todos nós: o Mapa dos Medos. A gente cultiva taaantos medos que nem percebe. Então a ideia é você conseguir listar seus anseios e qual seria o pior cenário para eles.

Pergunte-se:

Alguma vez, algum desses medos virou realidade? Será que você deixaria de ser amado se alguma dessas coisas acontecesse? E mais: qual desses medos é irreversível? Se algum deles for, o que você realmente pode controlar?

Queremos realmente te fazer refletir se vale a pena gastar energia para as coisas que estão além do nosso controle e deixar de viver coisas maravilhosas? Assista mais do vídeo que a Paula te explica melhor 🤓

Com o que você alimenta seus monstrinhos do medo? Vamos colocar uma luz neles e descobrir se eles são tãoooo assustadores assim?

Algumas dicas e reflexões para você lidar melhor com seus medos:

A dica de Livro desse desafio é O Manual Antiautoajuda: Felicidade Para Quem Não Consegue Pensar Positivo. Assiste o “book trailer” no YouTube pra ver mais sobre o livro (só clicar na imagem). Bem legal o approach que ele adota, dizendo que, muitas vezes, quando nos forçamos demais a ter pensamentos positivos o tempo todo, aí sim que nos autosabotamos e acabamos indo na direção oposta.

Disponível para compra na Amazon e outras plataformas! 

A meditação é uma prática importante para o autoconhecimento e para o controle dos pensamentos – inclusive aqueles que são mais assustadores!

Listamos alguns apps incríveis pra você intensificar sua prática, que estão disponíveis tanto na App Store como Android.

Esses apps oferecem sessões de meditação guiadas, com temas e durações diversos. Aproveite! 🧡

Conta pra gente: o que você achou desse desafio?

DESAFIO 11: Roda da SUA vida

Desafio #11: Faça sua Roda da Vida. Você consegue dizer com clareza qual o status da sua vida nesse momento?

Já parou pra analisar a sua vida sob diferentes ângulos? A roda da vida te ajuda nisso e agrega MUITO na sua compreensão sobre como você sente que cada aspecto da sua vida está, clareando onde deve estar seu foco para alcançar o seu equilíbrio ideal!

Seus pilares estão sólidos ou será que tem alguma coisa que não tá muito firme e está balançando todo o resto?

Assiste a explicação da Paula no vídeo e pratique esse exercício. Você pode desenhar sua própria roda, escolhendo quais aspectos devem entrar na sua análise ou se inspirar no modelo que a gente deixou para você (clicando na imagem indicada). Gira, gira, roda da vida! Alcance o equilíbrio ideal 🙂

Como preencher a roda da vida e ter a melhor perspectiva possível do que está acontecendo?

Nesse desafio tem exercício relâmpago e um pensamento poderoso!

Hoje tem um exercício relâmpago para você: desapegue do que não está sob seu controle! Identifique e liste o que está na sua cabeça te incomodando ou preocupando. Perceba quais dessas preocupações ou anseios você não consegue controlar (fatores externos) e o que está sob seu poder de influenciar. Talvez você esteja carregando mais peso do que precisa ☺ 

A gente gasta 90% do nosso tempo nos preocupando com coisas que não aconteceram e que talvez nem irão acontecer. Apenas 10% do nosso foco é voltado para coisas concretas. Imagina o que a gente poderia fazer se a gente aprendesse a direcionar energia ao lugar certo? 🤔

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DESAFIO 12: Faça sua faxina

Pra curar, neste desafio nós vamos limpar! Escolha qualquer área de sua vida nesse momento em que você se beneficiaria de uma limpeza – seja seu armário, fotos no celular, a cozinha, suas playlists… algo que te incomoda, que você está protelando para começar, mas que agora chegou a vez de colocar a mão na massa!

Tire o excesso, organize em categorias, traga ordem! Conforme for fazendo sua faxina, perceba as sensações e lembranças que aparecem. 

A Paula também te explica a importância de tirar o entulho da sua vida pra dar espaço para coisas novas – e mais úteis! 

Conte para a gente nos comentários qual foi a faxina que você decidiu fazer hoje? Conte também quais as sensações que isso te despertou! 🙂

Já pensou que a bagunça que você faz do lado de fora reflete a bagunça que você tem do lado de dentro? 😱 

Dicas para você se aprofundar mais nesse desafio:

Sugestão de Livro! ⭐ O Guia do Guru Preguiçoso é um guia ilustrado que vai te ajudar a se auto aperfeiçoar de maneira inspiradora, consciente e sem muito esforço. O conceito de “ser preguiçoso” foi criado há milhares de anos pelas religiões e filosofias do Extremo Oriente. É o que os sábios chineses chamam de WU-WEI: uma maneira natural de ser, um estado de fluxo em que o corpo está relaxado e a atenção está focada. Apresentando uma série de atividades simples e rápidas, Laurence Shorter mostra que ser preguiçoso pode ser o segredo de uma vida plena, feliz e até mesmo mais produtiva.

Para você refletir: grande parte do processo da cura individual é a gente se responsabilizar pelo que acontece em nossas vidas. Cortar o vitimismo e entender que TODA e qualquer situação que chega a nós, é uma oportunidade de evolução. A todo momento, com nossas escolhas, estamos crescendo e evoluindo de acordo com nossos objetivos, OU repetindo antigos padrões e hábitos, que nos mantém estagnados em lugares que talvez não sejam ideais pro nosso crescimento. Hoje, além da faxina física, que tal fazer essa faxina mental e pensar em padrões que te levam à repetição?

Quem aí conhece a Marie Kondo, a famosa personal organizer que popularizou o conceito de que aquilo que temos deve nos trazer alegria, felicidade?!

No dia de hoje, se você está fazendo uma faxina no armário ou na casa, ela tem dicas valiosas de onde você pode começar e como organizar. Arrasta pro lado pra ver algumas 🙂

O livro dela, “A Mágica Da Arrumação” é um best-seller de sucesso. Se você gosta (ou precisa 😅) desse assunto, vale a pena conferir!

Alinhado com o desafio do dia, o documentário Minimalismo mostra um estilo de vida em que só se possui o que é verdadeiramente essencial. Esse documentário já fez muita gente ser impactada e repensar os hábitos de consumo!

Na mesma linha, indicamos o livro Essencialismo, de Greg McKeown, que vai na mesma linha de pensamento: menos é mais. 

Já assistiu/leu alguma dessas indicações? O que achou? 

Conta pra gente: o que você achou desse desafio?

DESAFIO 13: Identifique 03 fontes de energia

Esse é um dos desafios mais importantes da nossa Jornada: Quais são suas fontes de energia? Do que você se recarrega diariamente? Essas fontes são frutos de escolhas suas ou são padrões automáticos?

Já parou para pensar que a gente só consegue oferecer para os outros aquilo que a gente já tem dentro da gente? O que você tem cultivado aí dentro de você?

Comer e dormir são as fontes de energia para suprir as demandas do nosso corpitcho! Precisamos de demandas extras, mentais e espirituais, para oferecermos nossa melhor versão ao mundo!

Assista nosso vídeo com dicas poderosas e faça sua reflexão! Divida com a gente depois o que você concluiu. 🙌🏼

Quais são as suas fontes de energia para suprir suas demandas emocionais e espirituais? 

Para você fazer esse desafio da melhor forma, compartilhamos um montão de conteúdo bacana:

Você come só para se nutrir ou para surprir a falta de algo que não é nutricional?

Hoje, no desafio, propusemos que você pense nas suas fontes de energia. A Giulia quer te fazer refletir sobre suas fontes de energia alimentares. Vá mais fundo e reflita: qual é o seu relacionamento com a comida? 

Ela é sua fonte de saúde e nutrição, ou muitas vezes preenche uma lacuna emocional?

Como complemento ao vídeo anterior, que é uma introdução ao tópico do nosso relacionamento com a comida, saca só o livro que pode REVOLUCIONAR sua visão do alimento e o impacto no nosso corpo, físico e espiritual. De verdade, se você quiser mergulhar em uma jornada incrível de descobrir mais sobre a nutrição evolutiva, o Dr. Gabriel Cousens vai abrir um novo mundo pra você! No fim do livro ainda tem várias receitas.

Pesquisem mais sobre ele, e outros livros que ele tem. Tenho certeza que vão amar! 🍅🥦🍐🍎🍋🍊🍓🥑

Vamos de filme? Na Natureza Selvagem é um filme de 2007 que sempre vale a pena rever. A história é real, inspirada no livro de Jon Krakauer, sobre a vida de Christopher McCandless, que viajou 2 anos sem dinheiro e quase sem nenhum equipamento, buscando a auto-libertação.

O filme conta um caso que é extremo, se comparado à maioria da população, mas está cheio de verdades e pensamentos valiosos quando o assunto é a auto-cura. Ah, tem a versão em livro também, para quem preferir.

Conta pra gente o que achou depois! 🙂

Uma energia FUNDAMENTAL para proteger seus pensamentos, suas emoções e seu corpo físico é DORMIR. Dormir é uma das formas mais eficazes de proteger seus patrimônios mental, físico e espiritual. Uma hora a mais de sono pode significar horas a mais de produtividade. Às vezes rola uma “glamourização” do não-dormir entre aqueles que trabalham horas excessivas e medem isso como a mais alta produtividade, já notou? “Eu com 4 horas de sono por noite já tô recuperad@!” – não se deixe enganar! O corpo precisa sim de 7 a 8 horas de sono por noite, e a longo prazo, ele pode te cobrar a falta desse descanso pra normalizar seu sistema e funções cerebrais.

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DESAFIO 14: E se você tivesse 90 anos?

Imagine-se com 90 anos e, com base na sua vida hoje, reflita: “Eu queria ter dedicado mais tempo a… / Eu queria ter perdido menos tempo com… 🕗”

Faça duas listinhas sobre o que você provavelmente poderia ter passado mais tempo fazendo (ficado com sua família, investido nos seus sonhos, ido mais à praia…) e com o que você perderia menos tempo (ex.: preocupando-se, estressando-se, assistindo algo que não te agrega…).

Quando a gente coloca os acontecimentos numa perspectiva maior, eles parecem que perdem um pouco da gravidade né? Nos preocupamos tanto com coisas que, em 5 anos, nem farão mais sentido. Então hoje reflita sobre essas 2 listinhas, se você não gostar do que escreveu em alguma delas, lembre que ainda é tempo de mudar! É só tomar consciência para onde você quer ir. ☺

Devia ter… não, não, você ainda deve, você pode! Vamos aproveitar tudo que estamos vivendo para dar ainda mais valor às nossas relações e ao tempo que temos?

Bora rever seus objetivos para se curar?

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“Essa figura me fez chorar em uma fase que estava muito sobrecarregada. Ela estampou o óbvio na minha frente: a roda da minha vida estava girando no mesmo lugar, porque eu focava minha energia em várias coisas ao mesmo tempo, ao invés de priorizar o essencial. A partir disso, passei a reorganizar minha rotina para garantir que isso não fosse acontecer de novo. Entendi que, se eu não definisse minhas prioridades, alguém faria isso por mim.” – confissão da Paula aqui para a Jornada. Esperamos que te ajude no seu processo de cura!

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Se os sentimentos falassem, o que eles diriam?

Reflita quais desses diálogos internos você tem. Lembre-se que confessar, perdoar, doar e celebrar são todos parte da CURA que buscamos nessa fase! 🙂

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DESAFIO 15: Melhore sua rotina

VAMOS FALAR DE HÁBITOS?

Eles permeiam nosso dia-a-dia e podem ser produto de nossas escolhas ou de ações inconscientes.

Hoje o desafio é: ✅ inclua um hábito positivo que você ainda não tinha na sua rotina e ❌ elimine um hábito ruim que você sabe que não te agrega. Pode ser pequeno, só foca na qualidade! 🙂

Entenda do que um hábito é feito para dominar a arte do planejamento! A Paula te dá uma aula sobre o loop do hábito, para te ajudar a entender a qualidade dos seus hábitos e como você pode substituí-los.

Ah, também tem uma arte bem legal para te inspirar a como criar novos hábitos.

Você sabe por que a escolha dos hábitos interfere diretamente nas suas emoções e nas suas relações?

Para você entender melhor os hábitos da sua rotina:

O que que tá aí te deixando desconfortável que você, no fundo no fundo, sabe que veio como um aprendizado, mas está resistente a encarar como qual? Tenha coragem de refletir quais hábitos podem ser tóxicos para você!

Como sugerido no vídeo do desafio de hoje, o livro O Poder do Hábito, best-seller mundial no assunto, é uma super dica de leitura pra você que quer incorporar mais ordem e eficiência na sua rotina. 🤓

Tá afim de ver um TED talk legal hoje?  Sugerimos “The Power Of Habit” – dura só 16 minutos e agrega DEMAIS! Se preferir, no site da TED tem legendas em português! 

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DESAFIO 16: Classifique suas tarefas

Ok, já sabemos como começar a definir hábitos – mas como entender o que é prioridade? O desafio de hoje te propõe a separar suas tarefas nas 3 categorias: Importante / Urgente / Circunstancial. 💪🏼💪🏾

Essa divisão foi proposta pelo Christian Barbosa, especialista na gestão do tempo. A Paula te explica direitinho essa dica preciosa para você levar para a vida!

Aaah, e como a gente quer te dar dicas valiosas para a sua rotina, que tal escrever suas metas na metodologia SMART, explicada na arte? Garanta que suas metas sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e que tenha prazo para ter mais sucesso ainda na organização do seu planejamento. Quanto mais você escrevê-las e compartilhar com amigos, maior a chance de concluí-las!

Importante, urgente ou circunstancial? Entenda a importância de fazer bem a gestão do seu tempo, o recurso mais importante que a gente tem. 

Você pode se tornar um expert em planejamento pessoal:

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Sugestão de livro: A Tríade do Tempo de Christian Barbosa. Super alinhado com o nosso tema, planejamento pessoal, o autor procura demonstrar que a simplicidade pode ser a chave da solução de muitos problemas. É no livro também que ele explica o que falamos no vídeo do desafio de hoje, sobre tarefas importantes, urgentes e circunstanciais. 

Created with RNI Films app. Preset 'Kodak Portra 400'

Onde você registra suas tarefas e suas metas? Já tem um caderno, uma agenda, um aplicativo, uma planilha…? Se quiser uma dica de um planner lindo para anotar seus compromissos, confira o kit de planners na nossa lojinha! <3

Sabia que tod@s, sem excessões, somos criativos?! Temos o costume de atrelar criatividade diretamente a expressões visuais, como arte, dança, escrita, design. Mas a criatividade é tudo que nos permeia 💡 você pode:
1) criar um momento propício pra uma conversa legal em família, mudando o ambiente e o deixando aconchegante.
2) criar uma nova maneira de fazer seu prato favorito, adicionando um novo ingrediente, ou substituindo outro.
3) criar a resolução pra um conflito presente entre você e alguém importante, apresentando um novo ponto de vista pra situação e exercendo paciência.
A criatividade está em tudo! O que você vai criar hoje? 

Estamos conversando muito sobre como criar, manter e priorizar hábitos e metas. Todo o conteúdo está aqui no feed, nossas indicações também!

Separamos alguns aplicativos que são ótimos pra te ajudar a se disciplinar e ter mais controle sobre sua rotina. Já usou algum!? 

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DESAFIO 17: Fortaleça sua rede de apoio

Todo mundo gosta de saber que é importante na vida de alguém, né?!

O desafio de hoje propõe que você verbalize (em uma mensagem/ligação) o papel que 3 pessoas têm na sua vida! Imagine a diferença que faria no seu dia saber que você é considerado assim!? 🧡 

As conexões são essenciais para construirmos quem somos. Acredite no poder de cultivá-las!

Você sabe qual a importância das conexões na sua vida?

Para mais conexão:

No desafio de hoje, sugerimos que vocês identificassem e mandassem uma mensagem pra sua rede de apoio. E o que você, nesse momento, está fazendo pra ser a rede de apoio de sua comunidade mais próxima?! Criamos essa arte pra você postar, ou mandar ao seu vizinho idoso que precisa de ajuda pras compras, ou pra médica que você conhece que está correndo, e sem tempo de fazer algo que ele precisa. COMO POSSO AJUDAR? 💙

Vamos de TED? “The Habits of Happiness” é um papo de 20 minutos com Matthieu Ricard, que fala de uma maneira que conecta com todos nós ao mesmo tempo ✨ Sobre felicidade, hábitos e a simplicidade de ser! Tem legendas em português. Assista aqui 🙂

Conta pra gente: o que você achou desse desafio?

DESAFIO 18: Meditação da autocompaixão

Chegamos ao fim da nossa FASE 2, sobre auto-cura!

Esse é um assunto extenso, e um processo que dura a vida toda, mas tentamos explorar o lado mais prático, com exercícios como a roda da vida e conversas sobre planejamento pessoal. Tivemos o intuito de te fazer olhar pra dentro, pra “organizar a casa”.

Nada melhor como fechar a fase 2 com uma meditação, pra reforçar a importância de se estar presente e entregue.

A meditação de hoje é sobre autocompaixão. Assiste o vídeo aqui do lado, arranje um lugar onde você não será interrompido, encontre uma posição confortável e tenha uma ÓTIMA meditação! 

Que tal reservar uns minutinhos para se acolher hoje é até para aprender a lidar com dores que você carrega aí consigo? 😌

Respira e se inspira:

No desafio de hoje, sugerimos a meditação da autocompaixão. Complemente com essa TED Talk “Como Desenvolver A Autocompaixão” de Kristin Neff (no Youtube tem com legendas em português!). 

Até o fim de hoje, se você se entregar, sua visão da auto-aceitação e amor vai ter se expandido, esperamos 

Ok, nos empolgamos com as meditações. Além do desafio de hoje, queríamos unir o útil ao agradável e propor que você tente a meditação chocolate? Pegue um chocolate e vamos lá:
✨ Sente-se em um lugar confortável. Longe de distrações.
✨ Pegue seu pedaço de chocolate e olhe bem para ele. Sinta o peso e a textura. Observe a cor, ou as cores.
✨ Perceba como você está morrendo de vontade de devorá-lo. Não faça isso. Ao invés disso, sinta o aroma. Você sabia que o cheiro era assim?
✨ Ok, coloque na boca bem devagar. Deixe descansar na língua. O sabor muda conforme ele derrete? Existem mais sabores do que você pensava?
✨ Mantenha-o na boca o máximo que conseguir. Como é a sensação?
✨ Ok, agora pode comer 😅

Mudar. Pode ser bonito e assustador ao mesmo tempo.

Você pode sofrer e se perguntar o que vem amanhã, mas também se sentir feliz, em um processo de cura.


Às vezes é melhor não ficar se questionando porque você se sente como se sente, e sim se entregar e experienciar as emoções e sensações que a mudança traz.


Mantenha-se presente.

Pra ler essa arte que fizemos para você, é super importante lembrar que nada é preto e branco, e os traços de personalidade de cada um vêm de inúmeras combinações de fatores.

O esqueminha acima são constantes de comportamento notadas em pessoas que, em seu passado, quando crianças, tiveram algumas dessas feridas. Sabemos que a cura vem do reconhecimento de possíveis lacunas em nosso ser, e como essas lacunas afetam quem somos hoje.

Como superar algum sofrimento que pode estar reprimido? 1. Mergulhar em si, 2. Reconhecer, 3. Perdoar, 4. Recomeçar. É ótimo poder compreender a relação entre causa e efeito nas nossas ações e daqueles próximos a nós, porque assim o nível de empatia e compaixão é aumentado, e abrimos espaço para perdoar e reconstruir. 

Conta pra gente: o que você achou desse desafio?

O que já caminhamos na nossa Jornada:
Criando + conexão 40%