Terceira Fase da Jornada Mídiamor

Com + 9 desafios você vai entender algumas armadilhas que o ego te prega e como você pode usar o auto-conhecimento para descobrir sua verdadeira essência e – consequentemente – sua melhor versão!

DESAFIO 19: Reconheça seu ego

Aoooo FASE 3! Vamos com tudo! Hoje propomos que você RECONHEÇA SEU EGO. 

Todos os desafios subsequentes só podem ser feitos quando a gente reconhecer nosso ego e souber os mecanismos dele, e quando ele está em ação. Parece que o ego está no controle, mas não é por aí não.

O ego compõe a nossa identidade – mas o problema é quando acreditamos que SOMOS nossos rótulos e nossas funções. Quando acreditamos na voz do ego, que pode vir disfarçada de vaidade ou de vitimismo, a gente deixa de ouvir nossa verdadeira essência – que é muito mais calada do que o falante e escandaloso ego!

Assista o vídeo e vamos começar essa fase cheia de auto-descobertas. 🤓

O que é, o que é? Quanto mais você alimenta, mais ele te domina? 😏

Olha só algumas dicas e reflexões para você compreender ainda mais seu ego:

Não tem como começar a Fase 3 sem indicar O Poder Do Agora, de Eckhart Tolle. Um livro REALMENTE transformador. 📖 É um best-seller escrito de forma clara, pausada e didática, que nos mostra que passamos a maior parte de nossas vidas pensando no passado e fazendo planos para o futuro. Ignoramos ou negamos o presente e adiamos nossas conquistas para algum dia distante, quando conseguiremos tudo o que desejamos e seremos, finalmente, felizes. Tudo, ele diz, começa com o reconhecimento do ego. Vale MUITO a leitura. Você conhece? 

Filme pra você assistir por aí hoje: Eu Maior, no Youtube (de graça, for free!).

Um documentário brasileiro incrível e super profundo, com entrevistas feitas com líderes espirituais, artistas, cientistas, artistas, intelectuais e esportistas. Eles trazem reflexões pertinentes sobre aspectos da busca do ser humano pelo conhecimento de sua verdadeira essência. 🧡

Quando você percebe que não é as imagens com as quais seu ego se identifica: quem, então, é você?

Conta pra gente: o que você achou desse desafio?

DESAFIO 20: Transforme seu pensamento egoísta

Se você fez o desafio de ontem, já começou a minimamente reconhecer o seu ego e como ele age.

Hoje, propomos que você identifique um pensamento egoísta e pense como você pode transformá-lo em um pensamento que leve a uma ação mais altruísta. Essa consciência e capacidade pra mudar são fatores realmente poderosos pra mudar nossa realidade.

Para facilitar o processo, te demos 2 exemplos na arte do desafio: imagine que você quer impor uma vontade acima do desejo de outra pessoa, porque seu ego cochicha que o que você quer importa mais. Ou então, imagine que você acha que tudo o que te acontece de ruim é culpa dos fatores externos e que não há nada que você possa fazer. Será mesmo? Vamos transformar esses pensamentos? Seja observador e sincero que você pode se surpreender!  

Você acha que a natureza humana é mais egoísta ou altruísta?

Conteúdos pra você refletir:

Nada contra os desejos e hábitos que, aliás, podem ser saudáveis pra nossa rotina. Mas a verdadeira libertação mora em não ser controlado por esses impulsos! Já pensou sobre isso? Faz sentido?

dia20quote

Você é o observador por trás do pensante. Você é a fonte. 

(estamos profundas nessa fase, para te fazer alcançar a profundidade da sua essência!)

Conta pra gente: o que você achou desse desafio?

DESAFIO 21: Descubra seus rótulos

Se alguém te perguntasse agora, quem é você? Como você se descreveria, em uma frase? Nome, ocupação, nacionalidade.. ou você faria diferente? 

Hoje, propomos que você entenda os RÓTULOS que embalam esse pacote que você é – esses rótulos com os quais você se identifica. 

Assista o vídeo para refletir sobre os rótulos que você cria para você mesmo e para os outros e vamos junt@s desmistificar as crenças por trás dos nomes e características que nos atribuímos! 

Você é composto pela sua identidade – mas é também MUITO mais do que isso. Consegue entender? Consegue sentir?

Entenda porque criar rótulos, para nós e para os outros, pode ser uma grande barreira para as possibilidades e para as conexões!

Frases, filmes e livros para você se inspirar:

Quando você cessa essa atividade constante, e deixa de se apegar tanto com os rótulos, o que fica?

A essência. Ela é o elemento do que a alma é feita.

Respire. Por trás dos pensamentos sobre o que já foi e das preocupações com o que ainda há de vir, o que existe?
Experiência. O agora.
Viva a entrega ao momento presente, aceitando-o como ele vier. Hoje, tente se entregar mais e experienciar o que está a sua volta, do jeito que é, sem resistência. 

Nossa dica de livro pra hoje é Sapiens – Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Harari.  A obra trata, justamente, sobre a história de humanidade: desde o surgimento do homosapiens como espécie, sua consolidação como única espécie a ocupar o planeta, a ascensão da escrita, etc. Para cada fato ou crença que temos como certa hoje em dia, o autor apresenta as diversas interpretações existentes a partir de diferentes pontos de vista, inclusive as muito atuais, e vai além, sugerindo interpretações muitas vezes… desconcertantes. 

A família é um dos núcleos que mais nos traz identificação, por bem ou por mal. A referência do nosso passado e cultura nos estabelecem em “categorias” diferentes logo quando nascemos. No filme de hoje, Lion – Uma Jornada Para Casa, o personagem de Dev Patel busca compreender suas raízes, e faz uma viagem incrível em busca de conhecer mais sobre seu passado e, assim, conhecer a si mesmo também. ALERTA EMOÇÕES: Há grande possibilidade de você chorar! 😅

Conta pra gente: o que você achou desse desafio?

DESAFIO 22: Mande uma mensagem para alguém querido

Esse desafio é pra você praticar sua habilidade de se conectar aos sentimentos e necessidades de alguém – e pode ser por mensagem mesmo!

Mande uma mensagem pra uma pessoa que você não fala faz tempo e pergunte como ela está – e pergunte como ela está se sentindo hoje e se há algo que a incomoda e que ela gostaria de compartilhar. Na conversa, foque nos sentimentos dessa pessoa, não nos seus. Você pode até cair na tentação de interromper a pessoa, contar uma história, falar como você se sente, comparar… mas deixe a voz do ego um pouco de lado e hoje se preocupe com alguém com quem você não tem conversado muito. 💚

Quem sabe você não faz disso um hábito? 🙂

Um pouquinho de empatia na prática!

Nosso bônus para o desafio de hoje:

Veja esse filme, por favor! Um Lindo Dia na Vizinhança, com Tom Hanks. O filme conta a história do apresentador de TV americano Mr. Rogers. Uma obra que vai com certeza te fazer pensar na sua maneira de agir e ser.

Um filme sobre bondade, altruísmo, escuta compassiva e carinho ao próximo. É um filme para você sair diferente. Salve pra não esquecer de assistir ☺🧡

Escolher ficar quieto também é uma ação. Não basta a gente simplesmente não fazer o que achamos errado. A cura em grande escala vem de todos, em seus círculos e comunidades, se expressando diante daquilo que não é certo moralmente – ajudando a dar voz e combater conflitos relacionados ao ego que são fundamentalmente errados, como qualquer tipo de genocídio, racismo, machismo, desigualdade, violência e etc. O que você pensa sobre isso?

dia22photo

Essa foto de Paul Moon, que ele chamou de Trees & Daisies, me trouxe uma paz tão grande aqui hoje – achei que pudesse trazer a vocês também. 🌻 Exercício relâmpago:
1. Feche os olhos
2. Sorria com os lábios
3. Respire fundo com o nariz / expire com a boca
4. Enquanto respira, pense num lindo jardim, ideal pra você, com as flores que gosta e o tamanho que quiser, raios de sol entrando, um lago… ❤
Veja como se sente depois.

dia22

Amor é ação. O verdadeiro amor, que é estar a serviço do outro, é ação, demonstração. Por conta do convívio, conflitos acabam vindo à tona com mais frequência, com quem a gente mais ama. Nem sempre vamos sentir aquele amor imenso pulsando em nós. Estamos cansados, querendo nosso espaço, precisando preservar a individualidade. E está tudo bem.
Só lembre-se que, mais que um sentimento, o AMOR é uma escolha. Hoje, com uma pequena ação, lembre-se de demonstrar seu amor àqueles do seu lado. Pode ser com um sorriso, abrir mão de algo pelo outro, uma gentileza. Vale a pena. O pequeno pode significar muito.

Conta pra gente: o que você achou desse desafio?

DESAFIO 23: Roda da Jornada

Já fizemos a Roda da Vida, e hoje te desafiamos a fazer sua Roda da Jornada. Vamos refletir sobre 3 categorias: Eu + Eu / Eu + Outro / Eu + Mundo. De 1 a 10, como você analisa cada uma dessas partes da roda:

💭 Eu + Eu:
– Controle Emocional
– Amor Próprio
– Auto-conhecimento
💭 Eu + Outro:
– Tolerância e curiosidade com o outro
– Vulnerabilidade para se conectar
– Empatia nos relacionamentos
💭 Eu + Mundo:
– Impacto do meu trabalho no mundo
– Estou ajudando pessoas menos privilegiadas do que eu de alguma forma?
– Tenho uma causa que me comove, e me move?

Assista o vídeo pra entender mais! 😁

Ei, olha só essa metodologia bacanérrima com selo de qualidade Midiamor para você se avaliar como um todo (holisticamente falando 😂)!

Dicas de filme, TED e umas reflexões profundas para você fazer:

Para tudo pra ver o vídeo animado de somente 3 minutinhos, no qual a Brené Brown fala sobre empatia (dá para selecionar legendas em Português nas opções). Vamos falar muito sobre a Brené na nossa próxima Fase (isso é só um gostinho!).

Acreditamos que a empatia é um antídoto poderoso contra o egoísmo, e você vai ver porque mais e mais daqui pra frente 💚

Agora: aperte o play! 🙂

Como sugestão de filme deixamos hoje “A Cabana” – que é filme, livro, e agora também virou documentário na Netflix! 😎 

A história inspirada no livro de William P. Young, conta sobre um homem profundamente apegado ao sofrimento da perda, amargurado e sem paixão pela vida. O processo de cura e perdão pelo qual ele passa é realmente inspirador. O autor, no documentário, conta que “A Cabana” é um lugar que existe no centro da alma de todos nós. Vale a pena ler e assistir os conteúdos! 

quotedi23

Nesse processo, não precisa tentar NÃO-CONTROLAR seu ego. Não precisa tentar. Pare. DeIxa a vida ser o que ela é. Deixa o momento ser tudo o que ele é. E então você poderá ser tudo o que É!

Nessa Fase 3, nosso objetivo é te ajudar a driblar o Ego. A proposta não é deletar o Ego – uma missão humanamente impossível – mas sim aprender a deixá-lo sob seu controle, para que suas ações não sejam frutos de pensamentos condicionados e limitantes! 💭

Você está conseguindo lidar melhor com o ego?

Conta pra gente: o que você achou desse desafio?

DESAFIO 24: Identifique a sua causa

QUAL É A SUA CAUSA?

Você já tem algo que te comove, e move? Problemas sociais, alguma questão que tenha a ver com sua realidade, um projeto que realmente capte seu coração e atenção…

Hoje, propomos que você reflita: “Qual é a minha causa? Com o que me identifico e posso ser mais efetivo em ajudar?”

Lembre-se que aqui não estamos falando apenas de caridade e doações monetárias. As possibilidades vão muito além! Sua causa pode ou não estar vinculada a sua profissão, a um hobbie ou a um projeto seu. Pode ter a ver com saúde, educação, alguma injustiça social, arte, preservação ambiental…

Assista o vídeo e vamos mergulhar no desafio junt@s!

Pergunta profunda já que passamos mais da metade da nossa jornada, hein? Consegue identificar o que te coMOVE profundamente? E o que te MOVE? A Paula conta um pouco da história dela para você se inspirar a encontrar sua causa!

Dicas que valem OURO:

Vamos de matemática pra simplificar? 😆 

O que entra na sua equação da felicidade? O livro The Happiness Equation de Neil Pasricha sugere que a felicidade genuína é uma percepção positiva dos eventos da vida, com o mínimo possível de expectativas adicionadas. Sem muita expectativa de como a vida DEVERIA ser, abrimos espaço pra aceitar o que ela É. O que você acha?

Nunca deixe que alguém tenha poder suficiente sobre você para fazer você se identificar com a ofensa.

Ninguém pode mexer com suas emoções se você souber controlar a porta de entrada. 

renascerdia24

Você tem em si todo o potencial de re-nascer, re-criar, re-começar de onde quiser. A ideia dessa Jornada é que você não espere uma resolução de ano novo, uma nova semana, um dia para recomeçar. Esse pode ser o seu momento, se você quiser. Não somos iguais ao que éramos a segundos atrás e cada momento é uma possibilidade de renascimento.

filmedia24

A dica do filme de hoje é um clássico: Uma Lição de Amor, com Sean Penn e Dakota Fanning. O filme já é antigo, mas pra quem ainda não viu, vale muito a pena! Estamos começando a falar sobre empatia e altruísmo, e esse filme mostra como o amor incondicional ultrapassa todos os obstáculos. 

Conta pra gente: o que você achou desse desafio?

DESAFIO 25: Doe algo para alguém

Doe algo pra alguém.

Todos nós temos diferentes recursos pra doar ao próximo: conhecimento, tempo, sinceridade, ouvidos pra escutar, dinheiro pra ajudar… há muitas possibilidades!

No desafio anterior falamos sobre a causa que te comove, e neste desafio vamos dar um passo além para você realmente AGIR. Te desafiamos a doar algo seu a alguém que precise:

um amigo, um vizinho, um parente, um desconhecido… o que te toca?

Esperamos que você tenha boas inspirações e viva histórias Mídiamor por aí! Uma corrente de gentileza pode começar por você  🙂

Ao doar, você nunca subtrai: VOCÊ MULTIPLICA 😍

Já diriam nossas mães: “é dando que se recebe”. Por que compartilhar tem um poder transformador na gente? 

Inspire-se ainda mais:

Com todos conteúdos que indicamos, você tem sentido uma consciência maior em relação ao ego que nos habita? Ainda temos mais alguns desafios de Fase 3 pra continuar explorando esse assunto. Vamos descobrindo as armadilhas do ego, para poder driblá-las 🙂 👊🏼

Pra você ler: Sendo Você Mesmo, de Mike George, fala sobre o poder da autenticidade, e como é necessário que driblemos o ego e passemos por um processo de cura interno antes de se descobrir a verdadeira libertação de ser quem se é. 

egocheck25

Ego check:  quando a vida te espreme, o que sai de você? Aquilo que você cultiva com consistência, acaba se mostrando quando a vida te desafia. Não tem como ser diferente… a gente transborda o que tem no copo. Nessa fase que pode ser desafiadora pra muit@s, o que você anda transbordando? Esse pode ser um bom termômetro pra direcionar nossos próximos passos.

quotedia25

Quando você abre portas pra novos conhecimentos, experiências e aventuras, você jamais pode pensar da maneira que pensava antes. Conhecimento é um tesouro, e conhecimento aplicado então, é a chave 🔑 Vamos com tudo!

Conta pra gente: o que você achou desse desafio?

DESAFIO 26: Planeje um hábito diário para ser mais empático

Você tá quase chegando no chefão da Fase 3: o seu ego! Vai deixá-lo sob controle ou vai ser controlado por ele?

Planeje um hábito pra ser mais empático todos os dias. Veja alguns exemplos na arte que fizemos para você!🤩

Pode ser um hábito diário, semanal, mensal… o que você sentir vontade e conseguir encaixar no seu planejamento – mas faça um esforcinho para encaixar 🙂

Às vezes achamos que o tamanho da uma ação é o que quantifica seu valor. A verdade é que tudo feito honestamente com o coração, muda a gente e o outro!

O que você pode incluir na sua rotina pra ser mais empático a cada dia?

Tá aí um bom antídoto para as armadilhas do ego: criar hábitos empáticos! A gente fez um vídeo para te inspirar nesse processo. 🥰

Doses extras de conhecimento:

Estamos no final da Fase 3, sobre driblar o egoísmo! Se nossos desafios e conversas estiverem dando certo, a resposta natural de um ser menos egoísta, é a EMPATIA. Passamos a ver a realidade do outro como algo tão importante e valioso quanto nossos próprios valores e acontecimentos. Esses são 6 hábitos de pessoas altamente empáticas. O melhor? Você pode PRATICÁ-LOS!

Desafio relâmpago: pense em uma mania boa e uma ruim as quais você subestima o poder. Exemplo: tenho mania de tomar muita água e nunca parei pra refletir no quanto isso é uma mania ótima. Por outro lado, tenho a mania de ficar sentad@ o dia todo – e nunca parei pra pensar como isso pode ser prejudicial no longo prazo. Pensa rápido e comenta aqui! 

Você precisa ver essa TED! Estamos começando a entrar no mundo da empatia, depois de lições pra entender melhor o egoísmo. Nessa conversa, Yeonmi conta o que aprendeu sobre liberdade quando conseguiu escapar da Coreia do Norte com apenas 13 anos. Um mundo totalmente diferente do nosso, uma situação realmente difícil de se tentar imaginar. Vale a pena assistir. Só selecionar legendas em português!

gratidão

Refletindo sobre o dia com nosso Diário da Gratidão (disponível na nossa lojinha aqui no site!) 💛 Já meditou sobre qual foi o melhor momento do dia hoje? Consegue identificar algo específico que te fez sorrir? 🙂

Conta pra gente: o que você achou desse desafio?

DESAFIO 27: Meditação da compaixão

Nosso desafio 27 é uma MEDITAÇÃO pra fechar a Fase 3 com chave de ouro! 🔑

“Mas não sei meditar”, “isso não é para mim”, “não consigo”… bom, então hoje é o dia para você tentar! Por que é importante? Para você aprender a ficar mais presente e tomar mais consciência das emoções. 

No vídeo, a Paula te conduz a uma meditação guiada para facilitar o processo. Sente-se em um lugar confortável e respire proooofundamente!

Inspira, expira e… sinta compaixão! Por quem você ama, por quem você só conhece e até por quem você não gosta. 🧘🏽‍♀️ Perceba a humanidade em comum!

Respira e se inspira:

Se pudermos ficar com uma lição importante da fase que acaba hoje: o ego inflado nos leva à comparação constante. Fulan@ é melhor, eu sou melhor, isso é melhor… Já no ego sob controle, com seu eu maior falando mais alto, a regra é o perdão incondicional.

Leva prática e é um processo, mas o perdão compassivo é sempre o remédio para a aceitação do seu próprio ser, da sua realidade, e daqueles que convivem à sua volta.

Você se identifica com um “papel” no seu círculo social? O engraçado, a conselheira, a que fala demais, o brincalhão… Qual papel você acha que desempenha no seu grupo? Consegue lembrar de uma situação nítida que demonstre isso?

Dalai Lama já dizia: a verdadeira fonte da felicita está na prática da compaixão. Não na ideia, na teoria, no pensamento… mas na ação.

Você tem trazido seus pensamentos do bem pra sua realidade de forma prática? 

filmeaonda

Para terminar nossa fase, sugerimos o filme: A Onda. É um filme alemão de 2008, que mostra o quanto o ser humano pode ser doutrinado a se identificar com um ego manipulado.

Na história, um professor faz um experimento social que acaba tendo consequências extremas, nos fazendo lembrar de movimentos como o nazismo. É bem interessante e vale a pena assistir!

Conta pra gente: o que você achou desse desafio?

O que já caminhamos na nossa Jornada:
Criando + conexão 60%